quinta-feira, 22 de abril de 2010

Estudiosos explicam o cyberbullyng

Para o professor de Psicologia e doutor em Educação, Herculano Campos, o problema do bullying é que ele se confunde freqüentemente com brincadeiras, e a fronteira entre uma brincadeira e uma agressão, nesse caso, é tênue.

Ele, que coordena uma tese de mestrado sobre o bullying, afirma que ainda há pouca consciência tanto dos educadores, quanto da sociedade em geral sobre o significado dele.

Segundo a mestranda responsável pela tese, Samia Jorge, o que caracteriza o bullying é a perseguição, a repetição e a intencionalidade da agressão, além do constrangimento da vítima.

De acordo com ela, que já atendeu uma adolescente que havia sido vítima de violência moral na internet, as conseqüências desse tipo de agressão vão desde o risco de depressão e reclusão da vítima, que passa a desconfiar de todos e se privar do convívio social; passando por distúrbios psicossomáticos (doenças físicas que refletem um sofrimento psicológico muito grande), humilhação e vergonha; chegando até mesmo ao suicídio.
Nos Estados Unidos, por exemplo, uma garota se envolveu com uma pessoa pela internet que depois de ter criado um vínculo emocional, passou a humilhar e a desconsiderá-la.

Dias depois a mãe a encontrou morta e descobriu-se que o agressor tratava-se de uma vizinha, que se defendeu dizendo que era apenas uma ‘brincadeira’.

Os motivos que levam uma pessoa a agredir outra são os mais diversos. “Quando investigamos o agressor, geralmente percebemos que o problema está dentro de casa, com a família, e é levado para todos os outros ambientes”, esclarece.

Para as vítimas, como o jornalista Edwin Carvalho e a arquiteta Laura Viana*, geralmente o motivo está vinculado à inveja. “São pessoas com falha de caráter”, considera Carvalho. “Acho que deve ser algum problema interior que a pessoa tem e o sucesso do outro acaba evidenciando isso”, complementa a arquiteta.

A maior dificuldade, na avaliação do professor, está na falta de caracterização legal da questão. “Enquanto não há definição do problema jurídico, fica difícil investigar.” Mas há sim como denunciar na justiça e, conforme explica a psicóloga, ignorar o problema e ‘fingir’ ser indiferente a ele, só piora a situação.
Referência: http://www.nominuto.com/noticias/cidades/estudiosos-explicam-o-cyberbullyng/16602/

3 comentários:

  1. É por isso que temos de lutar para que as pessoas tenham respeito umas com as outras. O grande problema é que tem gente que parece estar tão "desacreditada" que não dá a menor bola para o mal que causa ao outro. Esses egoístas não fazem ideia da péssima repercussão que isso gera.

    invasoresdebolhas.tumblr.com

    ResponderExcluir
  2. Este é um problema realmente muito sério nas escolas, que deve ser enfrentado pelos educadores e pelos pais.

    Olhe este postr em meu Blog

    Abraços.

    http://wwwcarbonario.blogspot.com/2010/05/bullying-e-assedio-moral-outros-ovos-da.html

    ResponderExcluir
  3. 12bet – All you need to know About Bet365 - VNDOPBET
    Our team of fun88 vin experienced sports bettors have access to a 11bet wide range of sports ラッキーニッキー that are available at Bet365 including Football, Basketball, Baseball and

    ResponderExcluir